“Esta maravilha de cenário”: as representações da cidade do Rio de Janeiro e seus habitantes na fotografia de moda

Autores

  • Virginia Todeschini Borges

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2017.10082

Palavras-chave:

Corpo, Moda, Fotografia, Rio de Janeiro

Resumo

A cidade do Rio de Janeiro é considerada um centro difusor de moda, inovações, modismos, cultura. Até mesmo quem nunca colocou os pés na cidade tem um julgamento a respeito dos estilos de vida locais e de seus habitantes. Sede de um dos principais eventos do calendário brasileiro de lançamentos, o Fashion Rio, é do Rio que saem as maiores tendências da temporada primavera-verão. O objetivo deste artigo é analisar as representações da cidade, dos seus habitantes e dos estilos de vidas locais por meio das fotografias que circulam nas principais publicações de moda; imagens essas que repercutem no imaginário visual brasileiro, através das mediações exercidas pelos meios de comunicação.

Biografia do Autor

Virginia Todeschini Borges

Virgínia Todeschini Borges é doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).

Downloads

Publicado

2018-05-01

Como Citar

Borges, V. T. (2018). “Esta maravilha de cenário”: as representações da cidade do Rio de Janeiro e seus habitantes na fotografia de moda. Logos, 24(3). https://doi.org/10.12957/logos.2017.10082