TECNOLOGIAS XML PARA A INTEROPERABILIDADE SEMÂNTICA EM SAÚDE: REFERENCIAL TEÓRICO E IMPLEMENTAÇÃO

Autores

  • Luciana Tricai Cavalini Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Arôvel Oliveira Moura Júnior Instituto Nacional do Câncer
  • Pedro Monteiro Menezes Hospital Sarah-Rio
  • Timothy Wayne Cook MedWeb 3.0

DOI:

https://doi.org/10.12957/jbrastele.2013.9576

Palavras-chave:

Troca de Informações, Registros Eletrônicos de Saúde, Software Design

Resumo

Introdução e Objetivo: Descrever a implementação do Modelo de Referência das especificações Multilevel Healthcare Information Modeling (MLHIM) em tecnologias XML, bem como um conjunto de exemplos de conceitos de saúde gerados a partir do repositório doNational Cancer Institute – Common Data Elements.

Material e Método: As especificações MLHIM adotaram XML Schema Definition 1.1 como base para a sua implementação de referência, uma vez que as tecnologias XML são consistentes em todas as plataformas e sistemas operacionais, apresentando ferramentas disponíveis para todas as linguagens de programação convencionais.

Resultados: Nas especificações MLHIM, a representação do conhecimento de saúde é definida pelo modelo de domínio, expressa em Concept Constraint Definitions (CCDs), que fornecem a interpretação semântica dos objetos persistidos de acordo com as os tipos genéricos do modelo de referência. O conjunto de CCDs foi a base para a simulação de instâncias de dados semanticamente coerentes, de acordo com validadores XML independentes, persistidos em um banco de dados XML.

Conclusões: Este trabalho mostra a viabilidade da adoção de tecnologias XML para a realização da interoperabilidade semântica em cenários reais de saúde, provendo os desenvolvedores de aplicativos com uma quantidade significativa de experiência acumulada e um vasto leque de ferramentas disponíveis.

Biografia do Autor

Luciana Tricai Cavalini, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Adjunta do Departamento de Tecnologias da Informação e Educação em Saúde - Faculdade de Ciências Médicas - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Doutorado em Saúde Pública;

Arôvel Oliveira Moura Júnior, Instituto Nacional do Câncer

Médico do Instituto Nacional do Câncer - Mestre em Saúde Materno-Infantil

Pedro Monteiro Menezes, Hospital Sarah-Rio

Analista de Sistemas do Hospital Sarah-Rio - Tecnólogo em Sistemas de Informação;

Timothy Wayne Cook, MedWeb 3.0

Chief Technological Officer da MedWeb 3.0 - MSc in Health Informatics

Downloads

Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais