UMA TÉCNICA BASEADA EM IMAGENS PARA CORREÇÃO DA POSTURA DE PACIENTES NA AQUISIÇÃO DE TERMOGRAFIAS

Autores

  • Denival Araujo dos Santos IFPI
  • Leandro Augusto Frata Fernandes Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.12957/jbrastele.2013.9563

Palavras-chave:

Posicionamento, imagens térmicas, extração de ROI

Resumo

Introdução e Objetivo: Este trabalho apresenta uma técnica desenvolvida para auxiliar no processo de captura de imagens térmicas de mama, na posição de captura T2 modificada, para diagnóstico de câncer de mama.

Material e Método: No desenvolvimento da técnica contamos com 49 termografias adquiridas na posição de captura T2 do banco de dados da Universidade Federal Fluminense. Destas, 32 foram capturadas sob a utilização de protocolo de captura estático e 17 de dinâmico com ventilação e álcool.

Resultados: Para validação dos resultados, utilizamos um software de segmentação de mama, desenvolvido pela UFF, que considera como postura correta quando se consegue extrair a ROI. Em 42 imagens (85,71%) conseguimos resultados iguais entre as duas abordagens, com diferença em apenas 7 imagens (14,29%).

Conclusões: A técnica mostrou-se robusta na verificação, para correção, da postura de pacientes que são submetidos a exames de termografia, o que possibilita, a partir da postura correta, um melhor imageamento das estruturas da mama que sejam úteis para diagnósticos médicos mais precisos, além de auxiliar métodos de diagnóstico assistido por computador.

Biografia do Autor

Denival Araujo dos Santos, IFPI

Professor do IFPI – Mestre em ciência da computação

Leandro Augusto Frata Fernandes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor da UFF – Doutor em ciência da computação.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais