USABILIDADE DA TELEMEDICINA COMO UMA PLATAFORMA DE ENSINO COLABORATIVO PARA ESTUDANTES DE MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.12957/jbrastele.2013.9561Palavras-chave:
telemedicina, usabilidade, colaboração, e-health, ensino-aprendizagemResumo
Introdução e Objetivo: Uma das características fundamentais da tecnologia da informação é a versatilidade. Dessa forma é possível elaborar programas educacionais utilizando esse tipo de tecnologia, mais especificamente a telemedicina. Este artigo relata o desenvolvimento de duas ferramentas de ensino-aprendizagem intituladas “Youknow” e “SANA” e descreve a experiência de professores e alunos de medicina com essas novas metodologias de ensino.
Material e Método: Realizada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO, no Hospital Universitário Gaffrée Guinle, a experiência com as ferramentas contou com a participação das alunas do 3º ano de graduação de medicina, cursando a disciplina de clinica médica, que por sua vez define a entrada dos estudantes na rotina hospitalar.
Resultados: As novas tecnologias da informação descritas ao longo do artigo buscaram o diálogo aberto entre professor-aluno e comunidade medica, desenvolvendo uma forma colaborativa de ensino-aprendizagem entre docentes e discentes.
Conclusões: A partir dessa experiência considerou se viável a utilização da telemedicina como base para criar ferramentas de ensino-aprendizagem para alunos e professores da graduação de medicina, pois além de afastar da tradicional metodologia de ensino, arcaica e hierárquica, fomenta a autonomia dos alunos e incentiva as relações inter e intrapessoais entre alunos, médicos, professores e comunidade.
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