USABILIDADE DA TELEMEDICINA COMO UMA PLATAFORMA DE ENSINO COLABORATIVO PARA ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores

  • Ana Cláudia Costa Arantes UNIRIO
  • Aline Teodósio dos Santos Cardozo UNIRIO
  • Leonardo Frajhof UNIRIO
  • Soeli Teresinha Fiorini PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/jbrastele.2013.9561

Palavras-chave:

telemedicina, usabilidade, colaboração, e-health, ensino-aprendizagem

Resumo

Introdução e Objetivo: Uma das características fundamentais da tecnologia da informação é a versatilidade. Dessa forma é possível elaborar programas educacionais utilizando esse tipo de tecnologia, mais especificamente a telemedicina. Este artigo relata o desenvolvimento de duas ferramentas de ensino-aprendizagem intituladas “Youknow” e “SANA” e descreve a experiência de professores e alunos de medicina com essas novas metodologias de ensino.

Material e Método: Realizada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO, no Hospital Universitário Gaffrée Guinle, a experiência com as ferramentas contou com a participação das alunas do 3º ano de graduação de medicina, cursando a disciplina de clinica médica, que por sua vez define a entrada dos estudantes na rotina hospitalar.

Resultados: As novas tecnologias da informação descritas ao longo do artigo buscaram o diálogo aberto entre professor-aluno e comunidade medica, desenvolvendo uma forma colaborativa de ensino-aprendizagem entre docentes e discentes.

Conclusões: A partir dessa experiência considerou se viável a utilização da telemedicina como base para criar ferramentas de ensino-aprendizagem para alunos e professores da graduação de medicina, pois além de afastar da tradicional metodologia de ensino, arcaica e hierárquica, fomenta a autonomia dos alunos e incentiva as relações inter e intrapessoais entre alunos, médicos, professores e comunidade.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Costa Arantes, UNIRIO

Acadêmico de Medicina - UNIRIO

Aline Teodósio dos Santos Cardozo, UNIRIO

Acadêmico de Medicina - UNIRIO

Leonardo Frajhof, UNIRIO

Médico e Professor de clinica médica - UNIRIO

Downloads

Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais