OBJETOS DE APRENDIZAGEM, COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE E E-LEARNING: ESTUDOS PARA DESENVOLVIMENTO DE UMA TAXONOMIA

Autores

  • Lina Barreto Brasil Consultora da Universidade Aberta do SUS – UNASUS
  • Mary Caroline Skelton-Macedo Universidade de São Paulo (USP)
  • Francisco Eduardo Campos Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Ana Estela Haddad Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/jbrastele.2013.8169

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem, e-Learning, Tecnologias da Informação e Comunicação, Atenção Primária à Saúde, Odontologia

Resumo

A Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS (www.unasus.gov.br) foi concebida pelo Ministério da Saúde do Brasil, em parceria com 18 universidades públicas e serviços estaduais e municipais de saúde, com o objetivo de oferecer capacitação e educação profissional aos trabalhadores da saúde em atividade no SUS, o Sistema Único de Saúde, que conta, hoje, com cerca de 2,5 milhões de profissionais da área. Um dos principais focos da UNA-SUS é a produção de objetos de aprendizagem (OAs) interoperacionais e reutilizáveis, segundo as demandas identificadas pelos profissionais em atividade, tanto pelos que lidam com atenção à saúde, quanto pelos que lidam com assuntos de gerenciamento. Os OAs são publicados em arquivo gratuito, aberto ao público (http://ares.unasus.gov.br/acervo/). Um assunto estratégico para a expansão e, concomitantemente, para a manutenção da qualidade do que é sustentado com recursos públicos, é o estabelecimento de padrões. Para esse fim, planejamos construir uma taxonomia capaz de definir as competências pedagógicas, técnicas e profissionais, bem como as habilidades desejáveis que se espera de um determinado OA, para que este seja interoperacional e reutilizável.

Biografia do Autor

Lina Barreto Brasil, Consultora da Universidade Aberta do SUS – UNASUS

Doutoranda do Programa de Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da USP, Consultora da Universidade Aberta do SUS – UNASUS, Fiocruz, Ministério da Saúde.

Mary Caroline Skelton-Macedo, Universidade de São Paulo (USP)

Professora Doutora de Teleodontologia, Pesquisadora e Coordenadora Adjunta do Núcleo de Teleodontologia e Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da USP.

Francisco Eduardo Campos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Titular de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina e Coordenador do NESCON da UFMG, Secretário Executivo da UNASUS, Fellow da Global Health Workforce Alliance, WHO

Ana Estela Haddad, Universidade de São Paulo (USP)

Professora Associada, Pesquisadora do Núcleo de Teleodontologia e Professora do Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da USP.

Downloads

Publicado

2013-06-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão