ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DA MODELAGEM MULTINÍVEL PARA A HARMONIZAÇÃO DE TERMINOLOGIAS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Joyce Rocha de Matos Nogueira
  • Timothy Wayne Cook
  • Luciana Tricai Cavalini

DOI:

https://doi.org/10.12957/jbrastele.2013.6418

Palavras-chave:

Terminologia como Assunto, Registros Eletrônicos de Saúde, Informática em Enfermagem

Resumo

Objetivos: Este trabalho apresenta um caso de harmonização de terminologias de enfermagem seguida pela representação de conceitos clínicos de acordo com os princípios de modelagem multinível. Materiais e métodos: O modelo Fehring de diagnóstico da diminuição do débito cardíaco baseado na terminologia da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) foi mapeado a termos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE). Os conceitos mapeados foram modelados como arquétipos e Concept Constraint Definitions (CCDs), de acordo, respectivamente, com as especificações openEHR e MLHIM. Resultados: Apesar de o mapeamento entre as terminologias resultar incompleto, todos os conceitos do modelo Fehring foram modelados em arquétipos e CCDs. Conclusão: Este trabalho demonstrou a capacidade da modelagem multinível de harmonizar terminologias de enfermagem que não são totalmente compatíveis.

Biografia do Autor

Joyce Rocha de Matos Nogueira

Bolsista de Nível Superior do Programa de Apoio Técnico às Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROATEC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Mestrado em Saúde Coletiva Pela Universidade Federal Fluminense (2013).

Timothy Wayne Cook

Consultor - Mestrado em Health Informatics pela University of Central Lancashire, Inglaterra(2006).

Luciana Tricai Cavalini

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro , Brasil - Pós-doutorado em Medicina Social pelo Karolinska Institutet, Suécia (2008).

Downloads

Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Artigos Originais