APLICATIVO BASEADO NOS DETERMINANTES DA DOENÇA CÁRIE PARA APOIO À TOMADA DE DECISÃO.

Autores

  • Alessandra Martins Ferreira Warmling
  • Cláudio José Amante
  • Milton Luiz Horn Vieira
  • Ana Lúcia Shaefer Ferreira de Mello

DOI:

https://doi.org/10.12957/jbrastele.2012.6406

Palavras-chave:

Informática Odontológica, Cárie Dentária, Educação Odontológica

Resumo

Objetivos: Demonstrar o desenvolvimento de um aplicativo baseado nos determinantes da doença cárie dentária. Materiais e métodos: O aplicativo foi desenvolvido por meio de um trabalho interdisciplinar entre profissionais das áreas de Odontologia, que forneceram o referencial teórico que fundamentou as regras necessárias para o desenvolvimento do aplicativo, e profissionais das áreas de Sistemas de Informação e de Design que programaram o software. Resultados: Um aplicativo que permite receber, armazenar e analisar dados referentes aos determinantes do processo saúde-doença da cárie dentária de um indivíduo, bem como de grupos de indivíduos. Conclusão: Sua utilização possibilita a gestão das informações e agilidade nos processos de tomadas de decisão, tornando-se útil na organização de diferentes intervenções no processo saúde-doença da cárie dentária, no âmbito dos serviços de saúde. Atua também como instrumento de apoio no ensino em Odontologia ao abordar temas como a cárie e seus determinantes, relação entre o território e o processo saúde-doença bucal, modelo de atenção em saúde bucal e vigilância em saúde.

Biografia do Autor

Alessandra Martins Ferreira Warmling

Aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Odontologia, área de concentração Odontologia em Saúde Coletiva, da Universidade Federal de Santa Catarina. - Mestre em Odontologia em Saúde Coletiva

Cláudio José Amante

Professor Adjunto IV do Departamento de Odontologia, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Santa Catarina. - Doutor.

Milton Luiz Horn Vieira

Professor Associado II do Curso de Design, do Centro de Comunicação e Expressão, da Universidade Federal de Santa Catarina. - Doutor.

Ana Lúcia Shaefer Ferreira de Mello

Professora do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. - Doutora em Odontologia em Saúde Coletiva Doutora em Enfermagem.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Edição

Seção

Artigos Originais