SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DO SOFTWARE LIVRE E DA MODELAGEM MULTINÍVEL

Autores

  • Luciana Tricai Cavalini
  • Timothy Wayne Cook

DOI:

https://doi.org/10.12957/jbrastele.2012.6401

Palavras-chave:

Informática Médica, Desenho de Programas de Computador, Sistemas de Informação

Resumo

A informação em saúde apresenta complexidades significativas em termos espaço-temporais e de domínio, o que traz desafios para o desenvolvimento de sistemas de informação em saúde centrados no paciente, interoperáveis e semanticamente coerentes. Este artigo de revisão sustenta a ideia de que a abordagem de modelagem multinível é essencial para garantir a interoperabilidade a nível semântico, mas uma verdadeira interoperabilidade só é obtida com a adoção de padrões abertos, e implementações de código aberto são necessárias para promover a concorrência com base na qualidade do software. As especificações Multilevel Healthcare Information Modeling (MLHIM) são apresentadas, como uma referência para a modelagem multinível totalmente baseada em software livre, e são sugeridas boas práticas para o desenvolvimento de aplicativos para a área de saúde baseados em modelagem multinível e software livre.

Biografia do Autor

Luciana Tricai Cavalini

Professora Adjunto do Departamento de Tecnologias de Informação e Educação em Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ - Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ.

Timothy Wayne Cook

Colaborador Internacional do Laboratório “Multilevel Healthcare Information Modeling” (LA-MLHIM), Associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Medicina Assistida por Computaçao Científica - Mestre em Health Informatics pela University of Central Lancashire

Downloads

Publicado

2012-09-14

Edição

Seção

Artigos de Revisão