LINHA DE PRODUTO DE SOFTWARE PARA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Artur Ziviani
  • Antônio Tadeu Azevedo Gomes
  • Débora Christina Muchaluat Saade

DOI:

https://doi.org/10.12957/jbrastele.2012.6398

Palavras-chave:

Sistemas de informação em saúde, Desenvolvimento dirigido por modelos, Linha de produto de software

Resumo

Objetivos: Neste documento, apresentamos de forma recaptulativa as atividades de P&D dos autores na área de sistemas de informação em saúde (SISs) no contexto de sua atuação no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Assistida por Computação Científica (INCT-MACC). Materiais e métodos: Com base na primeira experiência do grupo de desenvolvimento ad hoc de um SIS para suporte remoto ao atendimento médico emergencial de vítimas de infarto agudo do miocárdio (IAM), descrevemos a concepção de uma nova linha de pesquisa que encontra-se atualmente em andamento sobre uma linha de produto de software para SIS. Resultados: Apresentamos detalhadamente a linha de produto de software para aplicações em saúde, chamada SPLiCE (Software Product Line in healthCarE), incluindo os módulos de transversalização de modelos, modelagem de dados clínicos, modelagem arquitetural e geração de código. Conclusão: Dado que são promissoras as perspectivas para o desenvolvimento dirigido por modelos (DDM) para SISs, estamos atualmente elencando as similaridades e diferenças entre SIS de duas famílias principais: emergência pré-hospitalar e vigilância epidemiológica; sobre as quais pretendemos validar inicialmente o SPLiCE como trabalho futuro

Biografia do Autor

Artur Ziviani

Tecnologista Pleno do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) - Doutorado em Ciência da Computação, Université Paris 6 – Sorbonne Universités, 2003.

Antônio Tadeu Azevedo Gomes

Tecnologista Pleno do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) - Doutorado em Ciência da Computação, PUC-Rio, 2005.

Débora Christina Muchaluat Saade

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Doutorado em Ciência da Computação, PUC-Rio, 2003.

Downloads

Publicado

2012-09-14

Edição

Seção

Artigos Originais