Jogos sérios como ferramentas de educação na Odontologia: o que já foi desenvolvido para a especialidade Endodontia?

Autores

  • Izabelle Maria Cabral de Azevedo
  • Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
  • Fernanda Ferreira Lopes

Palavras-chave:

Jogos, Jogos de vídeo, Odontologia

Resumo

Um Jogo Eletrônico educativo para a prática pedagógica pode propiciar novas concepções de ensino-aprendizagem em um ambiente interativo estimulando a memória e a concentração. Surgem os chamados Jogos Sérios cujo foco é em um resultado de aprendizado específico. Na área da saúde a sua utilização tem sido crescente, porém na odontologia existem poucos relatos dessa abordagem. Este artigo trata-se uma revisão de literatutura do tipo integrativa, cujas palavras-chave foram (‘jogos’ ou ‘jogos de vídeo’) e ‘dentistry’, sem restrição de ano de publicação ou idioma. Foram encontrados 179 artigos nas bases de dados, até junho de 2016. Foram excluídos 175 e após pesquisas adicionais, foram selecionados 11 artigos para leitura completa, os quais foram incluídos na presente revisão. Dentre os estudos 5 (45,45%) estavam voltados à educação, e 6 (54,54%) estavam voltados à prática clínica, especificados como abordagem dentista X paciente. Muito se fala em simuladores e pacientes virtuais, além de métodos que auxiliem no atendimento ao paciente. Porém, pouco se estuda a eficácia dos jogos sérios em odontologia, mais especificamente em Endodontia. Espera-se que esse artigo nos remeta à importância e necessidade de mais estudos e desenvolvimento de jogos sérios nessa área.

Palavras-chaves: Jogos, Jogos de vídeo, Odontologia

Biografia do Autor

Izabelle Maria Cabral de Azevedo

Discente de Doutorado em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão - Mestrado em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão.

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira

Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão - Pós-Doutorado em Radiologia Odontológica pela Universidade da Carolina do Norte/
Chapel Hill, KFBS-UNC, Estados Unidos.

Fernanda Ferreira Lopes

Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão - Doutorado em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Edição

Seção

Artigos de Revisão