Curso EAD de Preceptoria em Ensino na Saúde: uma experiência exitosa

Autores

  • Edna Marta Mendes Da Silva
  • Francis Solange Vieira Tourinho
  • Juliana Balbinot Reis Girondi
  • Luciara Fabiane Sebold
  • José Diniz Junior
  • Janio Gustavo Barbosa
  • Rita de Cássia Tavares de Oliveira
  • Luzicinia da Costa Santos Coelho da Silva
  • Silvana Kempfer
  • Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim

Resumo

Introdução e Objetivo: Construir e realizar um curso de capacitação pedagógica à distância para profissionais de saúde que exercem funções de preceptoria em instituições públicas de saúde.

Material e Método: O estudo é do tipo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa sobre desenvolvimento de curso de capacitação pedagógica à distância no Estado do Rio Grande do Norte. Para subsidiar a elaboração do curso foi aplicado um roteiro semiestruturado com 162 profissionais de saúde que desenvolviam a preceptoria em hospitais públicos de ensino para identificar as necessidades pedagógicas relacionadas ao processo educacional, o que fundamentou a construção do conteúdo programático. O curso foi disponibilizado na modalidade à distância através da plataforma Moodle e a primeira turma teve duração de 45 dias.

Resultados: Investir em qualificação do preceptor, partindo dos preceitos da Educação Permanente, proporcionará uma maior apropriação dos saberes para o ensino e consequente conscientização do seu papel de educador no âmbito do trabalho, facilitando a integração entre teoria e prática e consequente melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Conclusões: A estratégia permite capacitar os profissionais de saúde para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício da preceptoria através de reflexões sobre os conceitos de preceptoria, formação profissional dentro das Diretrizes Curriculares e preceitos do SUS, o papel do profissional de saúde enquanto educador, aplicação de metodologias ativas de ensino aprendizado, e métodos de avaliação.

Palavras-chaves: Preceptoria, Educação Permanente, Profissional de Saúde, Educação à Distância

Biografia do Autor

Edna Marta Mendes Da Silva

Enfermeira do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Natal. RN. Brasil - Mestre em Ensino na Saúde pela Universi-
dade Federal do Rio Grande do Norte

Francis Solange Vieira Tourinho

Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem da UFSC. Docente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/UFRN.Vice-Líder do Grupo
de Pesquisa C&C/UFSC. Florianópolis. SC. Brasil. - Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela UNICAMP.

Juliana Balbinot Reis Girondi

Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa GESPI/UFSC. Florianópolis. Santa Catarina. Brasil. -
Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Luciara Fabiane Sebold

Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa C&C/UFSC. Florianópolis. Santa Catarina. Brasil. -
Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina

José Diniz Junior

Médico Docente do Departamento de Cirurgia da UFSN. Coordenador do Telessaúde do Rio Grande do Norte. Docente do Mestrado Profissional em
Ensino na Saúde/UFRN. Natal. RN. Brasil. - Doutor em Medicina pela UNIFESP.

Janio Gustavo Barbosa

Designer Instrucional. Secretaria de Ensino à Distância SEDIS/UFRN. Natal. RN. Brasil.

Rita de Cássia Tavares de Oliveira

Nutricionista. Núcleo de Educação Permanente do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Natal. RN. Brasil - Especialista em Nutrição Clínica e Especia-
lista em Educação para Preceptores do Sus.

Luzicinia da Costa Santos Coelho da Silva

Nutricionista. Núcleo de Educação Permanente do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Natal. RN. Brasil - Especialista em Educação na Saúde para
Preceptores do SUS.

Silvana Kempfer

Enfermeira.Docente do Departamento de Enfermagem UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa EDEN/UFSC. Florianópolis. Santa Catarina. Brasil. - Dou-
tora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim

Docente do Departamento de Engenharia Biomédica e PPgEEC/UFRN. Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação na SEDIS/UFRN.
Natal. RN. Brasil. - Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais