Curso EAD de Preceptoria em Ensino na Saúde: uma experiência exitosa

Edna Marta Mendes Da Silva, Francis Solange Vieira Tourinho, Juliana Balbinot Reis Girondi, Luciara Fabiane Sebold, José Diniz Junior, Janio Gustavo Barbosa, Rita de Cássia Tavares de Oliveira, Luzicinia da Costa Santos Coelho da Silva, Silvana Kempfer, Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim

Resumo


Introdução e Objetivo: Construir e realizar um curso de capacitação pedagógica à distância para profissionais de saúde que exercem funções de preceptoria em instituições públicas de saúde.

Material e Método: O estudo é do tipo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa sobre desenvolvimento de curso de capacitação pedagógica à distância no Estado do Rio Grande do Norte. Para subsidiar a elaboração do curso foi aplicado um roteiro semiestruturado com 162 profissionais de saúde que desenvolviam a preceptoria em hospitais públicos de ensino para identificar as necessidades pedagógicas relacionadas ao processo educacional, o que fundamentou a construção do conteúdo programático. O curso foi disponibilizado na modalidade à distância através da plataforma Moodle e a primeira turma teve duração de 45 dias.

Resultados: Investir em qualificação do preceptor, partindo dos preceitos da Educação Permanente, proporcionará uma maior apropriação dos saberes para o ensino e consequente conscientização do seu papel de educador no âmbito do trabalho, facilitando a integração entre teoria e prática e consequente melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Conclusões: A estratégia permite capacitar os profissionais de saúde para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício da preceptoria através de reflexões sobre os conceitos de preceptoria, formação profissional dentro das Diretrizes Curriculares e preceitos do SUS, o papel do profissional de saúde enquanto educador, aplicação de metodologias ativas de ensino aprendizado, e métodos de avaliação.

Palavras-chaves: Preceptoria, Educação Permanente, Profissional de Saúde, Educação à Distância


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Jornal Brasileiro de TeleSSaúde