Teleconsultoria em enfermagem em estomaterapia: Contribuições para a educação à distância

Autores

  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza
  • Helena Maria Scherlowski Leal David
  • Carolina Cabral Pereira da Costa
  • Maurício Maurício

Resumo

Introdução e Objetivo: Levantar o quantitativo, a natureza e a localidade de onde partiram as solicitações das teleconsultorias na área de estomaterapia e discutir as condutas adotadas diante dos questionamentos apresentados.

Material e Método: Estudo documental, quantitativo e descritivo, utilizando o banco de dados do Telessaúde UERJ, no mês de março de 2015. Os dados foram apresentados pela estatística simples e analisados a luz do referencial teórico da estomaterapia e das novas tecnologias de ensino.

Resultados: Foram realizadas 19 consultorias, nos anos de 2013 e 2014. A maioria foi encaminhada por profissionais enfermeiros, mas também teve a participação de outras categorias. As consultas abordaram dúvidas referentes aos tipos de coberturas, cuidados de enfermagem a clientes com feridas, além de questões relacionadas à estomaterapia como área do saber. A análise dos dados mostra como a estomaterapia ainda é pouco conhecida entre os profissionais da saúde e, em especial, para os enfermeiros, uma vez que se registraram várias dúvidas que perpassam a missão e os objetivos dessa especialidade.

Conclusões: É relevante a socialização do conhecimento por meio da educação à distância e da estratégia de consultorias, pois se consegue atingir diversas localidades do país, facilitando a troca de experiência entre os diversos profissionais.

Palavras-chaves: Enfermagem, Educação à distância, Telessaúde, Estomaterapia

Biografia do Autor

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza

Doutora em Enfermagem. Diretora da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Coordenadora do Curso de Enfermagem em Estomaterapia da ENF/UERJ.
Professora Associada do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da ENF/UERJ. Rio de Janeiro, Brasil.

Helena Maria Scherlowski Leal David

Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública da ENF/UERJ. Professora Permanente da Pós-
graduação Stricto Senso da ENF/UERJ. Rio de Janeiro, Brasil.

Carolina Cabral Pereira da Costa

Doutoranda em Enfermagem. Especialista em Enfermagem do Trabalho e em Estomaterapia. Professora do Centro Universitário Celso Lisboa e Enfer-
meira do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro. Rio de Janeiro, Brasil.

Maurício Maurício

Doutora em Enfermagem. Especialista em Terapia Intensiva, Clínica Médica e Cirúrgica e Estomaterapia. Enfermeira no Hospital Geral de Guarus e do
Ministério da Saúde (INTO/MS). Rio de Janeiro, Brasil.

Edição

Seção

Artigos Originais