AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROMOTORES DE SAÚDE EM UMA EXPERIÊNCIA INTERPROFISSIONAL

Autores

  • Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani Universidade de São Paulo (USP)
  • Alfredo Almeida Pina de Oliveira Universidade de São Paulo (USP)
  • Anna Maria Chiesa Universidade de São Paulo (USP)
  • Mario Ferreira Junior Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/jbrastele.2014.10230

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Formação de Recursos Humanos, Promoção da Saúde, Relações Interprofissionais

Resumo

Introdução e Objetivo: Descrever e analisar a utilização de recursos didáticos digitais em experiência semipresencial de formação interprofissional em promoção da saúde, com e sem apoio de tutoria.

Material e Método: A população foi constituída por 211 alunos de três edições do Curso “Práticas em Promoção da Saúde” da Faculdade de Medicina da USP. Os recursos, desenvolvidos com softwares livres, foram: blog, grupo de e-mails e palavras-cruzadas, oferecidos igualmente em 2007 e 2008, porém neste último ano associados a um trabalho de tutoria. O impacto na aprendizagem foi avaliado qualitativamente, por meio de grupo focal e quantitativamente, por meio de contadores próprios dos softwares de blog e grupo de e-mails.

Resultados: Maior utilização das tecnologias ao longo do curso, sendo que a tutoria e a proximidade das provas aumentaram a média de visitas ao blog, do número de alunos participantes no grupo de e-mails e do número de mensagens enviadas. A avaliação quali-quantitativa mostrou impacto dos recursos didáticos no domínio do aprender a conhecer.

Conclusões: A utilização do blog e grupo de e-mails aumentou durante o estudo, sobretudo com foco no conteúdo. Por outro lado, a tutoria somada aos recursos didáticos voltados à interação mostraram diferenças significativas nas formas de troca no grupo de e-mails, o que pode ser relacionado com o aprender a conviver.

Biografia do Autor

Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani, Universidade de São Paulo (USP)

Médica, Professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil; 2. Doutorando, Enfermeiro, Educador em Saúde Pública do Centro de Ensino e Pesquisa em Promoção da Saúde, Serviço de Clínica Geral, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil;

Alfredo Almeida Pina de Oliveira, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando, Enfermeiro, Educador em Saúde Pública do Centro de Ensino e Pesquisa em Promoção da Saúde, Serviço de Clínica Geral, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil;

Anna Maria Chiesa, Universidade de São Paulo (USP)

Enfermeira, Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil;

Mario Ferreira Junior, Universidade de São Paulo (USP)

Médico, Diretor do Centro de Ensino e Pesquisa em Promoção da Saúde, Serviço de Clínica Geral, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2014-03-01

Edição

Seção

Artigos Originais