Impactos educacionais das Unidades de Polícia Pacificadora: explorando efeitos sobre fluxos docentes

Autores

  • Eduardo Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2013.8561

Palavras-chave:

Avaliação de Políticas Públicas, Impactos da Violência, Educação

Resumo

A partir do final de 2008, o Governo do Estado do Rio de Janeiro iniciou uma série de intervenções denominadas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Estas constituem ocupações de territórios previamente dominados por grupos armados organizados, sobretudo pelo tráfico varejista de drogas, com a instalação de batalhões locais; ocupações que, idealmente, seriam seguidas pela implantação de projetos e serviços públicos. As UPPs constituem uma alternativa ao paradigma tradicional da política de enfrentamento ao tráfico varejista de drogas e, embora convivam com o antigo modelo bélico-repressivo, devem provocar, indiretamente, mudanças em diferentes aspectos da vida na cidade. Neste sentido, este trabalho discorre sobre os possíveis impactos das UPPs nos resultados educacionais dos territórios atendidos, explorando alterações nos padrões dos fluxos de professores e rotatividade nas escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro.

 

DOI: 10.12957/intratextos.2013.8561

 

Biografia do Autor

Eduardo Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Sociólogo graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), com ênfase em Estatística Social e Análise Espacial. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ), no qual desenvolve um estudo sobre os impactos educacionais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Atualmente é pesquisador do Laboratório de Análise da Violência (LAV/UERJ) onde trabalha com análise espacial de ocorrências criminais, avaliação de programas e políticas públicas de segurança, com a questão do viés racial na Segurança Pública, com o tema da vitimização de crianças, adolescentes e jovens e ainda com as relações entre Violência e Educação.

Downloads

Publicado

2013-12-29

Como Citar

Ribeiro, E. (2013). Impactos educacionais das Unidades de Polícia Pacificadora: explorando efeitos sobre fluxos docentes. Revista Intratextos, 4(1), 27–52. https://doi.org/10.12957/intratextos.2013.8561