“Lembrança eu tenho da Saracura”: notas sobre a população negra e as reconfigurações urbanas no bairro do Bexiga

Autores

  • Larissa Aparecida Camargo do Nascimento Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2014.7099

Palavras-chave:

Negro, Identidade, Memória, Sociologia Urbana, Bexiga.

Resumo

Localizado na região central da cidade de São Paulo, o bairro Bela Vista, popularmente denominado Bexiga, apresenta em sua gênese o quilombo urbano Saracura. No final do século XIX, com o patrocínio do governo brasileiro, italianos, principalmente calabreses, passaram também a fazer parte do referido cenário. Apesar da presença e protagonismo da população negra até os dias de hoje neste contexto, diferentes meios difundem a imagem do Bexiga como um bairro genuinamente italiano. Além disso, constantemente, o bairro tem sido alvo de intensos processos de redefinição territorial, o que tem promovido o deslocamento de famílias negras economicamente desfavorecidas. Diante das relações assimétricas que se constituíram, o presente artigo busca discutir as reconfigurações urbanas no bairro por um viés que considera o estudo das identidades e relações raciais como imprescindíveis para a compreensão do urbano. Desse modo, são feitas referências aos estudos de Lucena (1984), Rolnik (1989), Borges (2001), Castro (2006) e Oliveira (2008), no intuito de estabelecer um diálogo entre pesquisadores da sociologia urbana e da sociologia das relações raciais. Além de pesquisa bibliográfica, o estudo envolveu pesquisa audiovisual, entrevistas e observação participante.

 

Palavras-chave: Negro; Identidade; Memória; Sociologia Urbana; Bexiga.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/intratextos.2014.7099

 

Biografia do Autor

Larissa Aparecida Camargo do Nascimento, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia (2010) e Antropologia (2011) pela Universidade Federal de São Carlos. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (2014) na mesma instituição, sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Possui experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, ações afirmativas, identidades, estudos pós-coloniais.

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Nascimento, L. A. C. do. (2015). “Lembrança eu tenho da Saracura”: notas sobre a população negra e as reconfigurações urbanas no bairro do Bexiga. Revista Intratextos, 6(1), 25–50. https://doi.org/10.12957/intratextos.2014.7099

Edição

Seção

Artigo