A Experiência do Monólogo, Autoria e Construção de Si

Autores

  • Ana Amélia Brasileiro Medeiros Silva

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2010.412

Palavras-chave:

Performance teatral, monólogo, autoria, subjetividades artísticas.

Resumo

Este trabalho apresenta algumas reflexões preliminares sobre minha tese de doutorado em que analiso a experiência de atores e atrizes na criação de monólogos, no Rio de Janeiro, entre 2007 e 2008. Este trabalho enfoca a questão da autoria que envolve tais projetos cênicos solo, relacionada com perspectivas sobre a autonomia artística, a autenticidade e a unicidade, nas complexas imbricações entre o artista (ator/indivíduo) e sua obra (monólogo/performance/encenação/texto). Tais questões se relacionam mais amplamente com as noções de pessoa e indivíduo e aqui estão associadas à exploração, por parte dos atores e atrizes autores, de uma experiência artística pessoal, em que visões sobre um “teatro seu” (“próprio” de um ator ou atriz, em que a própria diferenciação tradicional entre ator e seu personagem é desafiada) são postos em primeiro plano. Para esta abordagem ainda preliminar, tomo como recorte dois monólogos e a experiência de criação de suas autoras, de um total de oito espetáculos solos a serem analisados na tese. Eles são Anticlássico: uma desconferência ou o enigma vazio, concebido e encenado pela atriz Alessandra Colasanti e A Alma Imoral, de Clarice Niskier.

Biografia do Autor

Ana Amélia Brasileiro Medeiros Silva

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), onde desenvolveu dissertação sobre estudantes de teatro no Rio de Janeiro. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, onde desenvolve tese sobre o trabalho autoral de atores/atrizes em monólogos no Rio de Janeiro, ligada à linha de pesquisa ";Imagens e Perspectivas da Subjetividade"; e do núcleo de pesquisa em Antropologia das Emoções (NANTE/ PPCIS). Tem interesse nos seguintes temas: performance cênica e ritual, subjetividade e individualismo contemporâneo, antropologia das artes, emoções e imagem.
http://lattes.cnpq.br/9972042992242045

Downloads

Publicado

2010-04-17

Como Citar

Brasileiro Medeiros Silva, A. A. (2010). A Experiência do Monólogo, Autoria e Construção de Si. Revista Intratextos, 1, 103–122. https://doi.org/10.12957/intratextos.2010.412