Conselhos Comunitários de Segurança: a violência em diálogo

Autores

  • Inês Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2010.406

Palavras-chave:

conselhos comunitários de segurança pública, políticas de segurança pública

Resumo

Os conselhos comunitários de segurança pública do Rio de Janeiro representam uma mudança institucional na área das políticas públicas de segurança. Trata-se de um canal de abertura que permite a participação no plano local, caracterizado pela busca da instauração de diferentes padrões de interação entre governo e sociedade em torno do tema segurança. A consolidação do papel desses conselhos depende não só da presença de organizações e representantes sociais aptos a reivindicar múltiplos interesses, como o comprometimento do governo em reconhecer essas arenas como canais privilegiados na relação entre poder público e sociedade. O exercício dos conselhos comunitários de segurança pública pode colaborar para o aprofundamento da democracia brasileira na medida em que aposta numa sociedade civil mais organizada e atuante e num Poder Executivo e órgãos governamentais mais dispostos ao diálogo.

Biografia do Autor

Inês Nogueira

Inês Nogueira é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ).

Downloads

Publicado

2010-04-17

Como Citar

Nogueira, I. (2010). Conselhos Comunitários de Segurança: a violência em diálogo. Revista Intratextos, 1, 18–31. https://doi.org/10.12957/intratextos.2010.406