Entre a caridade, a diversão e o medo: o dia de Cosme e Damião numa vila do subúrbio carioca.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2018.33994

Palavras-chave:

Rio de Janeiro, Cosme e Damião, Sociabilidade, Casa, Rua.

Resumo

Na cidade do Rio de Janeiro, a cada 27 de setembro, os santos Cosme e Damião são festejados, especialmente por devotos católicos e adeptos de religiões afro-brasileiras, com a distribuição de doces e brinquedos a milhares de crianças que saem às ruas nesse dia em busca das prendas.  Neste artigo, apresento uma etnografia do dia 27 de setembro no Bairrinho, uma vila do subúrbio carioca onde vigoram fortes laços de parentesco e vizinhança; e há grande preocupação com a segurança, entendida a partir das relações com o mundo externo. Atentando ao caráter extraordinário desse dia, o qual reconfigura as dinâmicas sócio-espaciais da vila e promove a relação entre moradores e gente de fora, veremos como a festa de Cosme e Damião se realiza entre a caridade, a diversão e o medo.

Biografia do Autor

Lucas Bártolo, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ, onde atualmente cursa o doutorado. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). É membro do GPAD - Grupo de Pesquisa em Antropologia da Devoção e do Ludens - Laboratório de Antropologia do Lúdico e do Sagrado, ambos do PPGAS/MN/UFRJ. Desenvolve pesquisas na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociabilidade, Rio de Janeiro, festas e devoção.

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

Bártolo, L. (2018). Entre a caridade, a diversão e o medo: o dia de Cosme e Damião numa vila do subúrbio carioca. Revista Intratextos, 9(1), 146–168. https://doi.org/10.12957/intratextos.2018.33994

Edição

Seção

Artigo