A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NO CONFLITO DO CENEPA: ATORES E INSTRUMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2018.33977

Palavras-chave:

Política Externa Brasileira, FHC, Equador, Peru

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre como os delineamentos da política externa brasileira foram instrumentalizados no problema limítrofe entre Equador e Peru, também conhecido como Conflito do Cenepa. Para esse fim, o foco analítico concentra-se na política externa da década de 1990, com ênfase na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) 1995-2003, que foi quem acompanhou o processo de resolução do conflito armado e liderou o caminho para a negociação e consolidação de uma paz duradoura entre as partes envolvidas. O trabalho se desenvolve através de uma abordagem qualitativa e, como instrumentos metodológicos, emprega-se a análise documental de fontes primárias e análise bibliográfica, como recurso para as fontes secundárias. Percebe-se que o apoio da diplomacia brasileira para a resolução do conflito armado passa pelo interesse em reinventar suas abordagens com relação à região sul-americana, priorizando os temas da agenda internacional do fim da Guerra Fria com preocupações sobre: paz, defesa, direitos humanos, integração e resolução de conflitos.

Biografia do Autor

Cristian Daniel Valdivieso, Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP- PUC SAO PAULO)

Cristian Valdivieso é mestrando do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP- PUC SAO PAULO) e graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). É membro colaborador do Núcleo de Estudos para a Paz (NEP) e membro do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES). Além disso, trabalha nas áreas de pesquisa e interesse relacionadas ás temáticas seguintes: Teorias de Relações Internacionais, Segurança Internacional, Estudos para a Paz e Conflitos e Negociações Internacionais.

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

Valdivieso, C. D. (2018). A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NO CONFLITO DO CENEPA: ATORES E INSTRUMENTOS. Revista Intratextos, 9(1), 79–99. https://doi.org/10.12957/intratextos.2018.33977

Edição

Seção

Artigo