Teorias e plásticas do trágico da modernidade: Ernst Kirchner.

Autores

  • Eduardo Moura

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2012.3131

Resumo

A representação pictórica da vida está historicamente entrelaçada à trajetória do pensamento ocidental. O presente trabalho trata de identificar traços das perplexidades da civilização moderna na arte expressionista. Pretende-se, através da análise de três obras pintadas por Ernst Kirchner, fazer considerações sobre trágico na cultura, tomando como eixo teórico Simmel e Freud. Os quadros correspondem a três momentos na obra do pintor: 1. O jovem Kirchner em Dresden e na Ilha de Fehmarn; 2. A fase na metrópole Berlim; e 3. O período do alistamento militar, que antecede à Primeira Guerra. Estabelecer um diálogo entre as questões apresentadas por esses autores e os quadros ajuda a apreender como as belas artes sintetizam em cores e traços a condição individual no ocidente moderno.

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Publicado

2012-05-08

Como Citar

Moura, E. (2012). Teorias e plásticas do trágico da modernidade: Ernst Kirchner. Revista Intratextos, 3(1), 112–127. https://doi.org/10.12957/intratextos.2012.3131