Max weber e a mística pietista: Uma leitura weberiana sobre a influência pietista no protestantismo histórico brasileiro.

Autores

  • Carlos Henrique Souza

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2012.3126

Resumo

Este artigo discute o conceito de mística tendo como referencial teórico Max Weber. A idéia é pensar a mística do protestantismo histórico e sua influência nas missões protestantes do século XIX vindas para o Brasil. A proposta é buscar uma relação entre o movimento pietista surgido na Alemanha e sua influencia na mentalidade do protestantismo missionário, buscando relacionar esta influência com o tipo de protestantismo que se inseriu na sociedade brasileira. Desde já podemos pensar em uma relação entre o movimento pietista e a formação social do protestantismo, em particular, do protestantismo missionário do século XIX, com sua ênfase na experiência mística da conversão pessoal e na formação ascética na mediação pela Bíblia.

Downloads

Publicado

2012-05-08

Como Citar

Souza, C. H. (2012). Max weber e a mística pietista: Uma leitura weberiana sobre a influência pietista no protestantismo histórico brasileiro. Revista Intratextos, 3(1), 17–34. https://doi.org/10.12957/intratextos.2012.3126