Sobre o capital social em associações comunitárias: uma análise socioantropológica

Autores

  • Paulo Sérgio Lima da Silva Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/UFPA. Antropólogo concursado da Fundação Papa João XXIII- FUNPAPA/ Prefeitura de Belém/PA.

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2017.29965

Palavras-chave:

Associações comunitárias, Capital social, Vitalidade

Resumo

O artigo discute alguns dados oriundos de pesquisa de mestrado onde investigou-se como é garantida a vitalidade temporal de associações comunitárias localizadas em bairros periféricos da cidade de Belém (Pará). Foi utilizada a técnica etnográfica, com interações cotidianas, entrevistas, observações e levantamentos bibliográficos sobre a temática. As associações estudadas convivem com uma contínua escassez de recursos financeiros, materiais e humanos, e desenvolvem atividades nas áreas de assistência social e educação para um público considerado em situação de vulnerabilidade social. As lideranças comunitárias e moradores locais foram interlocutores que se mostraram como agentes repletos de inventividades e estratégias no intuito de garantir recursos às associações das quais participavam. A análise amparada em Pierre Bourdieu (2000, 2007) e Robert Putnam (2006) permitiu desvelar e compreender facetas dessa dinâmica.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Lima da Silva, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/UFPA. Antropólogo concursado da Fundação Papa João XXIII- FUNPAPA/ Prefeitura de Belém/PA.

Possui Mestrado em Sociologia e Antropologia (UFPA). Graduação em Ciências Sociais, ênfase em Antropologia, pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Antropólogo da Fundação Papa João XXIII- FUNPAPA, órgão de Assistência Social do município de Belém-PA.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Silva, P. S. L. da. (2017). Sobre o capital social em associações comunitárias: uma análise socioantropológica. Revista Intratextos, 8(1), 140–165. https://doi.org/10.12957/intratextos.2017.29965

Edição

Seção

Artigo