Participação, controle social e prevenção da violência: o programa “Abrindo Espaços”
DOI:
https://doi.org/10.12957/intratextos.2017.29862Palavras-chave:
Participação, Controle Social, Prevenção, JuventudeResumo
Este artigo tem por objetivo principal fornecer subsídios à compreensão crítica do papel atribuído à participação dos jovens nos projetos de prevenção da violência e criminalidade nas periferias urbanas, delineando suas limitações e, na medida do possível, sugerindo possíveis caminhos para superá-las. Em razão do seu caráter exploratório, o escopo da análise foi circunscrito a um estudo de caso, o programa “Abrindo Espaços: educação e cultura para a paz” realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO no Brasil, entre os anos de 2000 e 2006. Na primeira parte do artigo, após apresentar seus antecedentes, descreve-se o funcionamento e os objetivos do programa, destacando o papel da participação nas atividades esportivas, artísticas e culturais enquanto uma estratégia de socialização para a cidadania. A partir dessa descrição, a seção subsequente aborda as bases cognitivas (conceituais) que têm orientado a elaboração de projetos de prevenção e suas relações com teorias/explicações sobre desorganização social. Por fim, na conclusão, recorre-se a uma definição de justiça social para avaliar o programa.