Participação, controle social e prevenção da violência: o programa “Abrindo Espaços”

Autores

  • Rafael Losada Martins Instituto de Estudos Sociais e Políticos/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2017.29862

Palavras-chave:

Participação, Controle Social, Prevenção, Juventude

Resumo

Este artigo tem por objetivo principal fornecer subsídios à compreensão crítica do papel atribuído à participação dos jovens nos projetos de prevenção da violência e criminalidade nas periferias urbanas, delineando suas limitações e, na medida do possível, sugerindo possíveis caminhos para superá-las. Em razão do seu caráter exploratório, o escopo da análise foi circunscrito a um estudo de caso, o programa “Abrindo Espaços: educação e cultura para a paz” realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO no Brasil, entre os anos de 2000 e 2006. Na primeira parte do artigo, após apresentar seus antecedentes, descreve-se o funcionamento e os objetivos do programa, destacando o papel da participação nas atividades esportivas, artísticas e culturais enquanto uma estratégia de socialização para a cidadania. A partir dessa descrição, a seção subsequente aborda as bases cognitivas (conceituais) que têm orientado a elaboração de projetos de prevenção e suas relações com teorias/explicações sobre desorganização social. Por fim, na conclusão, recorre-se a uma definição de justiça social para avaliar o programa.

Biografia do Autor

Rafael Losada Martins, Instituto de Estudos Sociais e Políticos/UERJ

Doutorando em Sociologia (IESP/UERJ), Mestre em Antropologia (PPGA/UFBA) e Bacharel em Ciências Sociais (FFCH/UFBA), é Professor na Faculdade Senac Rio de Janeiro. Seus estudos e pesquisas refletem a atuação acadêmica e profissional contemplando temas diversos, como: ciências sociais e saúde; práticas, memória oral e narrativa de terapeutas tradicionais; biotecnologia, corporalidade e sociabilidade; segurança pública e prevenção da criminalidade; juventude e violências; desenvolvimento urbano e comunidades tradicionais; avaliação de impactos socioambientais e de políticas públicas. Entre 2009 e 2014 ocupou o cargo de Cientista Social na Secretaria Nacional de Segurança Pública/MJ, quando desenvolveu atividades de implementação, acompanhamento e avaliação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Lecionou nos cursos de bacharelado em Serviço Social e em Direito (2012-2014) e de licenciatura em Sociologia (2013-2014). Foi responsável pela elaboração e coordenação de pesquisas de consultoria socioambiental para a Petrobras e o governo do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Martins, R. L. (2017). Participação, controle social e prevenção da violência: o programa “Abrindo Espaços”. Revista Intratextos, 8(1), 96–116. https://doi.org/10.12957/intratextos.2017.29862

Edição

Seção

Artigo