Um olhar da antropologia das paisagens e espaços sobre o ritual de ukanyi

Autores

  • Dulcídio M. Albuquerque Cossa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2017.29774

Palavras-chave:

Ritual de ukanyi, Espaços, Morfologia Social.

Resumo

Neste artigo pretendo incitar um debate assente no entrelaçamento entre o ritual de ukanyi e as noções de espaços e lugares, lugares de memória e morfologia social. Assim, proponho uma discussão que permita um entrosamento entre as perspectivas de Michel de Certeau, François Hartog, Marcel Mauss e o ritual de ukanyi. A partir da compreensão de que forma ou até que ponto tal ritual pode exercer influência sobre as relações sociais e as dinâmicas do espaço rural e urbano reconfigurando-os em antropologicamente construídos proponho pensar os espaços de realização do ritual de ukanyi enquanto lugares de memória e de que modo a morfologia social de Marracuene e Macuane (meus campos de pesquisa) pode ser relativamente modificada à luz da realização do ritual numa determinada época do ano. Para tanto, metodologicamente, opto em um debate baseado na discussão teórica de algumas perspectivas da antropologia das paisagens e espaços capaz de permitir não só a compreensão do ritual de ukanyi, mas também das dinâmicas dos espaços rural e urbano.


 

 

Biografia do Autor

Dulcídio M. Albuquerque Cossa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/ PPCIS. Departamento de Antropologia. Instituto de Ciências Sociais/ ICS. Área de concentração: Antropologia.

 

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Cossa, D. M. A. (2017). Um olhar da antropologia das paisagens e espaços sobre o ritual de ukanyi. Revista Intratextos, 8(1), 247–261. https://doi.org/10.12957/intratextos.2017.29774

Edição

Seção

Artigo