Os personagens de Marcelino Freire: uma leitura a partir da sociologia da literatura

Autores

  • Guilherme Figueredo Benzaquen PPGS/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2017.29434

Palavras-chave:

Marcelino Freire, Personagens, Antônio Candido, Testemunho, Contos negreiros

Resumo

Esse artigo se insere no campo da sociologia da literatura para fazer uma análise do livro Contos negreiros do escritor pernambucano Marcelino Freire. A questão central que nos guiará será: o que nos revelam os personagens de Freire? Para respondê-la, iremos articular uma análise dos aspectos intrínsecos e extrínsecos à obra, entendendo-os em uma relação dialética. Quanto ao seu estilo, será fundamental trabalhar criticamente a oralidade e o minimalismo. Sobre os temas, acreditamos ser necessário abordar, por suas recorrências, a violência, o racismo e a homossexualidade. Recorreremos a diferentes autores para fundamentarmos nossa análise, porém nos servirá de eixo central a teoria de Candido do personagem e a noção de testemunho. Procuraremos, a partir desse duplo enfoque, fornecer uma contribuição para a discussão, central na sociologia da literatura, acerca dos limites entre a ficção e a realidade.

Biografia do Autor

Guilherme Figueredo Benzaquen, PPGS/UFPE

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e membro do grupo de pesquisa Sociedade Brasileira Contemporânea: Cultura, Democracia e Pensamento Social, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Benzaquen, G. F. (2017). Os personagens de Marcelino Freire: uma leitura a partir da sociologia da literatura. Revista Intratextos, 8(1), 281–293. https://doi.org/10.12957/intratextos.2017.29434

Edição

Seção

Artigo