O SUJEITO DO CONSUMO: Algumas Reflexões à Luz de Giddens, Bourdieu e Sahlins

Autores

  • Luana Passos
  • Teresa Carneiro
  • Sérgio Sant'Anna

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2011.2403

Resumo

O objetivo do artigo é contribuir para a discussão acerca do sentido e lugar do sujeito nas teorias sociais contemporâneas, tendo como foco a contribuição dos teóricos Giddens, Bourdieu e Sahlins, principalmente no que se refere à reflexão antropológica sobre o consumo. Ponto comum na discussão entre esses autores destaca-se a preocupação em demonstrar a articulação entre as práticas dos atores com as grandes “estruturas” e “sistemas” que exercem coerção sobre essas práticas. Buscou-se iniciar uma reflexão acerca do consumo, principalmente sua relação com a identidade individual e social, tendo como principal referência estudos que enxergam tal fenômeno como resultado também das práticas sociais, não apenas como um reflexo da produção ou das estruturas. Ao demonstrarem a possibilidade de maior agência para o sujeito, representaram um marco para as Ciências Sociais e importantes referenciais para os estudos de consumo, que por tanto tempo enxergaram os sujeitos apenas como meros “subordinados” a sistemas diversos (como a economia, a cultura, as instituições).

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Publicado

2011-12-28

Como Citar

Passos, L., Carneiro, T., & Sant’Anna, S. (2011). O SUJEITO DO CONSUMO: Algumas Reflexões à Luz de Giddens, Bourdieu e Sahlins. Revista Intratextos, 3(1), 111–123. https://doi.org/10.12957/intratextos.2011.2403

Edição

Seção

Artigo