Financiamento partidário para eleições majoritárias: estratégias eleitorais nas campanhas brasileiras de 2012 e 2014

Autores

  • Mércia Alves Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2017.22925

Palavras-chave:

Partidos e Eleições, Eleitorais Majoritárias, Campanhas Eleitorais, Financiamento do Sistema Eleitoral, Estratégias Eleitorais

Resumo

No Brasil, os partidos políticos disputam eleições em três níveis de forma autônoma: Federal, nos estados e municípios. Candidatos e organizações partidárias captam recursos para financiamento das suas campanhas eleitorais de forma autônoma, e a legislação brasileira permite que sejam arrecadados valores de origem privada, individual e que as direções partidárias nacionais, estaduais e municipais invistam em seus candidatos. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a distribuição vertical de recursos para financiamento de campanhas eleitorais majoritárias no Brasil. Para tanto, serão utilizados relatórios de prestação de contas oficiais elaboradas pelos partidos referentes às eleições municipais de 2012, e às eleições gerais de 2014. A hipótese é que o volume de recursos financeiros investidos pelas direções partidárias nas campanhas eleitorais de seus candidatos é maior de acordo com a avaliação das chances eleitorais dos mesmos. Argumenta-se que candidatos governistas recebem mais dinheiro de suas legendas se comparados aos candidatos opositores.

Biografia do Autor

Mércia Alves, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda e Mestre em Ciência Política, com ênfase em Comunicação Política, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da universidade Federal de São Carlos PPGPOL/UFSCar.

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

Alves, M. (2017). Financiamento partidário para eleições majoritárias: estratégias eleitorais nas campanhas brasileiras de 2012 e 2014. Revista Intratextos, 8(1), 57–74. https://doi.org/10.12957/intratextos.2017.22925

Edição

Seção

Artigo