Arte e antropologia: a estética de Lévi-Strauss

Autores

  • Amanda Lopes Pontes

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2009.221

Palavras-chave:

Lévi-Strauss, Arte, Antropologia, Estética

Resumo

 

Resumo: O objetivo deste texto é analisar a estética de Lévi-Strauss a partir da distinção realizada pelo autor entre a arte moderna e a arte das sociedades ditas primitivas. Pretendo também colocar em perspectiva em que medida ela poderia se constituir numa abordagem crítica da arte contemporânea. Inicialmente examinarei como a estética de Lévi-Strauss se encaixa em sua compreensão sobre a arte, de forma geral.  Em seguida, dissertarei sobre a distinção que o autor faz entre a arte primitiva e a arte moderna, que se funda numa contraposição que permite o autor a distinguir três características fundamentais na arte moderna ocidental: o individualismo, o academicismo e o representacionismo. Cada uma destas características é construída a partir do confronto com  a arte das sociedades ditas primitivas, e nesta contraposição Lévi-Strauss pensa a possibilidade da arte ocidental vir a superá-las. Contudo, o individualismo por sua relação com a estrutura social, com a divisão da sociedade em classes, não poderia ser superado.

Palavras-chave: Lévi-Strauss; Arte; Antropologia; Estética

 

Abstract: This article is an analysis of Levi-Strauss´art theory which is based on the distinction made by the author  between modern and primitve art, and I try to understand up to which point such theory could be used as an attempt to understand contemporary art. Its starts by discussing the author´s approach to art in general, then on to his distinction between modern and primitive art, which is based on the opposition that allows him to distinguish three fundamental characteristics of western modern art, the individualism, the academicism and the representationalism.  Each of those characteristics are built from the conflict with primitive art, and through this opposition Levi-Strauss considers the possibility of western art overcome such characteristics. However, individualism could not be overcome due to its relations to social structure, class system and the division of labour.

Key-Words: Lévi-Strauss; Art; Anthropology; Aesthetics

 

Resumé: L'objectif de ce texte est d'analyser l'esthétique de Lévi-Strauss à partir de la distinction réalisée par l'auteur entre l'art moderne et art des sociétés dites primitives, et mettre en perspective dans quelle mesure  elle pourrait se constituer comme un abordage critique de l'art contemporain. D'abord, on discute comment Lévi-Strauss pense l'esthétique, en abordant la forme comme il comprend l'art d'une manière générale et, ensuite, on discute la distinction qu'il fati entre l'art primitif et l'art moderne, fondée dans une contraposition qui permet à l'auteur de distinguer trois caractéristiques fondamentales dans l'art moderne occidental: l'individualisme, l'academicisme et le répresentationisme. Chacune de ces caractéristiques est construite à partir de la confrontation avec l'art des sociétés dites primitives et, à cette contrapositon, Lévi-Strauss pense à la possibilité de l'art occidental les dépasser. Néanmoins, l'individualisme par sa relation avec la structure sociale, avec la division de la société en classes, ne pourrait pas être dépassé.

Mots-clés: Lévi-Strauss; Art; Anthropologie; Éstetique


 

 

Biografia do Autor

Amanda Lopes Pontes

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ.

Downloads

Publicado

2009-11-11

Como Citar

Lopes Pontes, A. (2009). Arte e antropologia: a estética de Lévi-Strauss. Revista Intratextos, 1(1), 127–142. https://doi.org/10.12957/intratextos.2009.221

Edição

Seção

Artigo