A atualidade do conceito de alienação

Autores

  • Paulo Gajanigo

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2011.1638

Resumo

É lugar comum hoje na discussão sobre classes sociais a afirmação de que a classe se configura como mais uma das identidades sociais que os indivíduos mobilizam em suas vidas. Tal concepção se choca frontalmente com a noção marxista de classe, já que esta pressupõe uma especificidade dada pela relação com a produção social da vida.

Neste trabalho, busco, através da obra do último Jean-Paul Sartre e principalmente de Georg Lukács, pontos para uma diferenciação entre os processos de identificação social a partir de elementos culturais e o processo do desenvolvimento da consciência de classe.

Ao proceder a essa diferenciação surge o tema da alienação como questão decisiva para a compreensão do processo de consciência de classe. No entanto, muitos estudos, ainda que no campo marxista, têm abandonado a discussão da alienação e assim, acabam por concordar que classe se resume a mais uma das identidades sociais.

Downloads

Publicado

2011-05-30

Como Citar

Gajanigo, P. (2011). A atualidade do conceito de alienação. Revista Intratextos, 2, 107–120. https://doi.org/10.12957/intratextos.2011.1638