A partir da mídia impressa: os objetivos das Unidades de Polícia Pacificadora sob uma perspectiva histórica

Autores

  • Luis Claudio Palermo

DOI:

https://doi.org/10.12957/intratextos.2014.11440

Palavras-chave:

Unidades de Polícia Pacificadora, Favelas Cariocas, Representações Sociais.

Resumo

O projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) tem desfrutado de ampla repercussão e tem sido visto, com frequência, sob a perspectiva atual de seus objetivos e acontecimentos. Este artigo considera as UPPs em sua trama histórica, levando em conta algumas injunções que contribuíram para a sua implantação e constituição. Assim, exponho matérias de jornais que revelam informações e discursos importantes sobre os objetivos desse projeto, no período da ocupação das favelas Santa Marta e Cidade de Deus. Comparo esses objetivos com os fundamentos atuais do projeto. Portanto, a partir da imprensa, identifico mudanças nos objetivos das UPPs. Com isso, viso mostrar, com base na referida fonte, que tais transformações resultam da adequação política de um discurso às injunções sociais e políticas, o que nos permite discutir como o poder estatal atuou nas primeiras favelas cariocas ocupadas com vistas à implantação do projeto de “pacificação”.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/intratextos.2014.11440

Biografia do Autor

Luis Claudio Palermo

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em História Social também pela UERJ, além de Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Gama Filho (UGF), com experiência de mais de quatro anos em docência na educação básica e curso pré-vestibular.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Como Citar

Palermo, L. C. (2014). A partir da mídia impressa: os objetivos das Unidades de Polícia Pacificadora sob uma perspectiva histórica. Revista Intratextos, 5(1), 1–28. https://doi.org/10.12957/intratextos.2014.11440