Intratextos é uma revista eletrônica, editada por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, com a finalidade de publicar textos em português das Ciências Sociais e das diferentes áreas e campos que com elas dialoguem sob forma de artigos, resenhas, ensaios e entrevistas.

A política editorial adotada privilegia pesquisadores em formação, estudantes de mestrado e doutorado. O objetivo desta orientação é construir um espaço de socialização e debate de suas pesquisas, em que lhes seja possível exercitar e amadurecer, com o rigor esperado, a escrita acadêmica.

As submissões devem ter claros os diálogos que estabelecem com as teorias, métodos e/ou reflexões das Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigo

Devem conter investigações baseadas em dados empíricos, análises teóricas e/ou revisão crítica de literatura. Entre 10 e 25 laudas

Entrevista

Devem tratar de assuntos relevantes para a área de Ciências Socias e para a proposta da revista. Os textos devem ainda incluir uma abertura, na qual o entrevistado será apresentado e será trazido uma breve análise das questões discutidas. Entre 7 e 10 laudas.

Em Negativo

Deve compartilhar trabalhos onde o uso da imagem acontece, em especial, pelo questionamento dos pressupostos e condições que envolvem a sua realização. Aposta-se tanto no caráter polifônico, polissêmico e irruptivo da produção imagética nesta área, quanto no papel ético-político do pesquisador nessa confecção e, por tabela, na capacidade que as imagens portam de desnaturalizar pressupostos até então banalizados pelos chamados senso comum e/ou pensamento acadêmico.Entre 2 e 10 imagens, sem limite de laudas.

Resenha

Devem consistir na revisão crítica de obra recém publicada ou de filme, desde que demonstre claramente o vínculo da temática expressa nos mesmos e as diversas problemáticas abordadas pelas Ciências Sociais. Devem ainda conter referencial bibliográfico. Entre 5 e 8 laudas.

Ensaio

Devem expor ideias relativas a estudos e temas específicos (observando o foco/escopo da revista), desenvolvidos de modo discursivo, lógico, reflexivo, com alto nível de interpretação e espírito crítico. Devem ainda conter referencial bibliográfico. Entre 12 e 15 laudas

Os trabalhos são recebidos pelos Editores e encaminhados para uma primeira avaliação pelo Corpo Editorial, formado por alunos de doutorado e mestrado do Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais – PPCIS/UERJ. Em seguida, os textos selecionados são encaminhados aos avaliadores ad hoc composto por doutorandos, doutores e pesquisadores da área de Ciências Sociais, ligados a importantes instituições de ensino e pesquisa, que farão uma segunda avaliação, indicando os textos a serem publicados. Após o prazo da avaliação, os autores dos trabalhos serão notificados acerca da aprovação, da necessidade de revisão ou, ainda, da não aprovação de seus textos para publicação.
O Corpo Editorial, com o objetivo de manter o padrão da revista, se reserva o direito de sugerir alterações ou cortes no trabalho aceito bem como, eventualmente, decidir sobre casos especiais a fim de manter a qualidade e periodicidade da revista.