Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Intratextos é uma revista eletrônica, editada por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, com a finalidade de publicar textos em português das Ciências Sociais e das diferentes áreas e campos que com elas dialoguem sob forma de artigos, resenhas, ensaios e entrevistas.

 

A política editorial adotada privilegia pesquisadores em formação, estudantes de mestrado e doutorado. O objetivo desta orientação é construir um espaço de socialização e debate de suas pesquisas, em que lhes seja possível exercitar e amadurecer, com o rigor esperado, a escrita acadêmica.

 

As submissões devem ter claros os diálogos que estabelecem com as teorias, métodos e/ou reflexões das Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

 

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigo

Devem conter investigações baseadas em dados empíricos, análises teóricas e/ou revisão crítica de literatura. Entre 10 e 25 laudas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Devem tratar de assuntos relevantes para a área de Ciências Socias e para a proposta da revista. Os textos devem ainda incluir uma abertura, na qual o entrevistado será apresentado e será trazido uma breve análise das questões discutidas. Entre 7 e 10 laudas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Em Negativo

Deve compartilhar trabalhos onde o uso da imagem acontece, em especial, pelo questionamento dos pressupostos e condições que envolvem a sua realização. Aposta-se tanto no caráter polifônico, polissêmico e irruptivo da produção imagética nesta área, quanto no papel ético-político do pesquisador nessa confecção e, por tabela, na capacidade que as imagens portam de desnaturalizar pressupostos até então banalizados pelos chamados senso comum e/ou pensamento acadêmico.Entre 2 e 10 imagens, sem limite de laudas.


Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Devem consistir na revisão crítica de obra recém publicada ou de filme, desde que demonstre claramente o vínculo da temática expressa nos mesmos e as diversas problemáticas abordadas pelas Ciências Sociais. Devem ainda conter referencial bibliográfico. Entre 5 e 8 laudas.

 

 

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaio

Devem expor ideias relativas a estudos e temas específicos (observando o foco/escopo da revista), desenvolvidos de modo discursivo, lógico, reflexivo, com alto nível de interpretação e espírito crítico. Devem ainda conter referencial bibliográfico. Entre 12 e 15 laudas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos são recebidos pelos Editores e encaminhados para uma primeira avaliação pelo Corpo Editorial, formado por alunos de doutorado e mestrado do Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais – PPCIS/UERJ. Em seguida, os textos selecionados são encaminhados aos avaliadores ad hoc composto por doutorandos, doutores e pesquisadores da área de Ciências Sociais, ligados a importantes instituições de ensino e pesquisa, que farão uma segunda avaliação, indicando os textos a serem publicados. Após o prazo da avaliação, os autores dos trabalhos serão notificados acerca da aprovação, da necessidade de revisão ou, ainda, da não aprovação de seus textos para publicação.
O Corpo Editorial, com o objetivo de manter o padrão da revista, se reserva o direito de sugerir alterações ou cortes no trabalho aceito bem como, eventualmente, decidir sobre casos especiais a fim de manter a qualidade e periodicidade da revista.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...