Criando comunidade: emoção, reconhecimento e depoimentos de sofrimento
Resumo
Nesse artigo abordamos uma campanha, de âmbito nacional, que reivindica reparação estatal aos filhos de ex-internos de colônias hospitalares - onde portadores de hanseníase foram compulsoriamente internados ao longo de mais de cinco décadas no Brasil. A luz de duas subáreas do cenário atual de antropologia – a que lida com emoções e a que lida com vítimas -, buscamos refletir sobre relatos de familiares, ativistas e ex-internos presentes em uma audiência pública em Porto Alegre. Após descrição etnográfica da diversidade de depoimentos e depoentes, apresentamos as razões que nos levaram a rever nossa perspectiva e tencionar certa abordagem que vê nos discursos de sofrimento mero mecanismo de controle e submissão dos sujeitos ao Estado. Finalmente, sugerimos que tais relatos podem, ao invés de vitimizar os sujeitos, atuar na eficácia da reivindicação, além de servirem como liga na criação de uma comunidade política.
Palavras-chave: Sofrimento. Vítimas. Antropologia das emoções. Reparação. Hanseníase.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).