Narrativas sobre Abortos: uma pesquisa sobre Segredos

Autores

  • Carlos Abraão Moura Valpassos IUPERJ / UCAM

Resumo

No Brasil o aborto é um crime previsto pelo Código Penal desde 1940. Além disso, é um ato moralmente reprovado por diversos grupos sociais, embora mesmo assim seja uma prática recorrente em muitos deles, caracterizando-se, portanto, como uma ação oficiosa. Desse modo, uma pesquisa sobre o aborto realizada através de entrevistas enfrenta uma dificuldade essencial: obter a confiança dos interlocutores para que eles revelem aquilo que, na maioria dos casos, é um segredo compartilhado por poucos. Neste sentido, este trabalho discute a forma velada como o aborto é tratado e, também, os interstícios percorridos pelo pesquisador para obter as entrevistas e com elas trabalhar.

Palavras-Chave: Aborto; Metodologia Qualitativa; Narrativas.

Biografia do Autor

Carlos Abraão Moura Valpassos, IUPERJ / UCAM

Carlos Abraão Moura Valpassos é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor do Departamento de Ciências Sociais do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ / UCAM).

Downloads

Publicado

2013-07-20

Como Citar

Moura Valpassos, C. A. (2013). Narrativas sobre Abortos: uma pesquisa sobre Segredos. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 15(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intersecoes/article/view/9515