A vítima oportunista: a construção da celebridade Luciana Gimenez

Autores

  • Lígia Lana ECA/UFRJ.

Resumo

Este artigo analisa textos da imprensa brasileira que noticiaram a celebrização da apresentadora de televisão Luciana Gimenez, entre os anos 1998 e 2000, quando ficou grávida do cantor Mick Jagger. A mídia divulgou amplamente o nascimento do bebê, explorando aspectos das vidas pessoais dos personagens envolvidos. Mick Jagger, que havia traído sua esposa, foi considerado vítima da sedução da mulher fatal. Luciana Gimenez, por sua vez, se autodefiniu como vítima das dificuldades de ser mãe solteira e do julgamento da mídia. A vitimização dos dois envolvidos fez coexistir o preconceito contra a mulher “perigosa” e a noção de que a mulher é vítima da cultura, da sociedade e dos homens. O trabalho busca interpretar o caso narrado pela mídia, discutindo o contraponto entre a mulher oportunista e as categorias de vítima.

Palavras-chave: Celebridade. Vitimização. Luciana Gimenez.

Biografia do Autor

Lígia Lana, ECA/UFRJ.

Lígia Lana é doutora em Comunicação Social pela UFMG e bolsista de Pós-Doutorado Jr. (CNPq) na Escola de Comunicação (ECA) / UFRJ.

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Publicado

2013-07-20

Como Citar

Lana, L. (2013). A vítima oportunista: a construção da celebridade Luciana Gimenez. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 15(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intersecoes/article/view/9514