A vítima oportunista: a construção da celebridade Luciana Gimenez
Resumo
Este artigo analisa textos da imprensa brasileira que noticiaram a celebrização da apresentadora de televisão Luciana Gimenez, entre os anos 1998 e 2000, quando ficou grávida do cantor Mick Jagger. A mídia divulgou amplamente o nascimento do bebê, explorando aspectos das vidas pessoais dos personagens envolvidos. Mick Jagger, que havia traído sua esposa, foi considerado vítima da sedução da mulher fatal. Luciana Gimenez, por sua vez, se autodefiniu como vítima das dificuldades de ser mãe solteira e do julgamento da mídia. A vitimização dos dois envolvidos fez coexistir o preconceito contra a mulher “perigosa” e a noção de que a mulher é vítima da cultura, da sociedade e dos homens. O trabalho busca interpretar o caso narrado pela mídia, discutindo o contraponto entre a mulher oportunista e as categorias de vítima.
Palavras-chave: Celebridade. Vitimização. Luciana Gimenez.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).