Vítimas ou autores? Percepções sobre a juventude e o tráfico em um conjunto de favelas “pacificadas” no Rio de Janeiro
Resumo
No contexto das favelas que têm recebido Upps, espera-se que, em seguida à política de segurança, sejam desenvolvidos outros projetos sociais que possam atender às diversas necessidades locais. Entre os projetos mais solicitados estão aqueles que ofereçam atividades para a juventude e que seriam fundamentais para o sucesso da "pacificação". No complexo de favelas do Andaraí e Grajaú podem ser observadas perspectivas divergentes em relação aos jovens locais e que fazem com que alguns moradores se posicionem contra o investimento em projetos e atividades para a juventude. A proposta deste trabalho é analisar como essas percepções estão relacionadas à compreensão dos jovens como "vítimas" ou "culpados" por seu envolvimento com o crime.
Palavras-chave: Juventude. UPP. Vitimização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).