Vítimas ou autores? Percepções sobre a juventude e o tráfico em um conjunto de favelas “pacificadas” no Rio de Janeiro

Autores

  • Raquel Brum Fernandes PPCIS/UERJ

Resumo

No contexto das favelas que têm recebido Upps, espera-se que, em seguida à política de segurança, sejam desenvolvidos outros projetos sociais que possam atender às diversas necessidades locais. Entre os projetos mais solicitados estão aqueles que ofereçam atividades para a juventude e que seriam fundamentais para o sucesso da "pacificação". No complexo de favelas do Andaraí e Grajaú podem ser observadas perspectivas divergentes em relação aos jovens locais e que fazem com que alguns moradores se posicionem contra o investimento em projetos e atividades para a juventude. A proposta deste trabalho é analisar como essas percepções estão relacionadas à compreensão dos jovens como "vítimas" ou "culpados" por seu envolvimento com o crime.

Palavras-chave: Juventude. UPP. Vitimização.

Biografia do Autor

Raquel Brum Fernandes, PPCIS/UERJ

Raquel Brum Fernandes é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2013-07-20

Como Citar

Brum Fernandes, R. (2013). Vítimas ou autores? Percepções sobre a juventude e o tráfico em um conjunto de favelas “pacificadas” no Rio de Janeiro. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 15(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intersecoes/article/view/9511