Vazios urbanos: notas sobre a escassez social do imóvel urbano
Resumo
Este trabalho busca analisar as condições de produção e de reprodução do fenômeno dos vazios urbanos inseridos e persistentes na malha urbana de nossas cidades. O texto discute, particularmente, uma resultante desse fenômeno, a escassez social do imóvel urbano, adotando como objeto empírico a cidade de Ipatinga, Minas Gerais. Tomamos como referência a cidade enquanto prática socioespacial em que mercadoria, cidade e especulação estão agregadas em um mesmo campo discursivo, favorecedor de vazios urbanos, e a consequente escassez do imóvel urbano e seus impactos sociais.
Palavras-chave: Vazios urbanos. Especulação imobiliária. Mercadoria.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).