Perspectivas para o estudo das culturas afro-americanas: entre o rizoma e o Atlântico Negro

Autores

  • Mariana Marchesi IPT - Sãp Paulo.

Resumo

Este artigo tem por objetivo traçar perspectivas para o estudo das culturas afro-americanas diaspóricas, a partir da crítica e desconstrução da ideia de origem e preservação cultural – paradigmas clássicos dos estudos culturais. Operamos tal desconstrução por meio do diálogo entre autores dos estudos culturais afro-americanistas contemporâneos, como J. L. Matory, S. Mintz, R. Price e, principalmente, Paul Gilroy. O desenho de uma nova perspectiva analítica para o estudo dessas culturas se dá no aprofundamento da relação entre o conceito de “Atlântico Negro” de Gilroy e o conceito de “rizoma” dos pós-estruturalistas Deleuze e Guattari, proporcionando uma visão que permite privilegiar os fluxos, agenciamentos e inventividade das culturas em seus processos de formação e transformação.

Palavras-chave: história cultural; rizoma; atlântico negro.

Biografia do Autor

Mariana Marchesi, IPT - Sãp Paulo.

Mestra em Comunicação pela Universidade de São Paulo (São Paulo/Brasil), pesquisadora do Centro de Pesquisa Atopos da mesma universidade e designer gráfica no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT – São Paulo/Brasil).

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

Marchesi, M. (2013). Perspectivas para o estudo das culturas afro-americanas: entre o rizoma e o Atlântico Negro. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 15(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intersecoes/article/view/9418