Entre o burocrático-legal e a hospitalidade: os estudantes internacionais na Paraíba e a Polícia Federal

Autores

  • Silvia Garcia Nogueira UFPB

Resumo

Os estudantes estrangeiros com visto de estudo no Brasil periodicamente precisam apresentar-se à Polícia Federal para tratarem de assuntos e exigências legais. Paralelamente, contrariando expectativas mais gerais que pressupõem a distância burocrático-formal entre agentes da PF e os usuários de seus serviços, muitas vezes as relações estabelecidas entre eles ultrapassam esses limites: de um lado, os agentes e outros funcionários sensibilizam-se com as dificuldades e dramas dos estudantes, auxiliando-os na medida do possível; de outro, os estudantes retribuem convidando-os eventualmente para comemorações privadas. Partindo dessa constatação empírica é que este artigo pretende discutir essas relações estabelecidas cotidianamente entre alguns estudantes internacionais na Paraíba e agentes da Delemig/PB, tendo como referência uma pesquisa em desenvolvimento sobre estudantes africanos em João Pessoa (PB).

Palavras-chave: Polícia Federal. Estudantes africanos. Hospitalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Garcia Nogueira, UFPB

Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil) e professora do Curso de Relações Internacionais (Graduação e Mestrado) da Universidade Estadual da Paraíba (João Pessoa/Brasil).

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

GARCIA NOGUEIRA, Silvia. Entre o burocrático-legal e a hospitalidade: os estudantes internacionais na Paraíba e a Polícia Federal. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intersecoes/article/view/9415. Acesso em: 14 maio. 2025.