Entre o burocrático-legal e a hospitalidade: os estudantes internacionais na Paraíba e a Polícia Federal

Autores

  • Silvia Garcia Nogueira UFPB

Resumo

Os estudantes estrangeiros com visto de estudo no Brasil periodicamente precisam apresentar-se à Polícia Federal para tratarem de assuntos e exigências legais. Paralelamente, contrariando expectativas mais gerais que pressupõem a distância burocrático-formal entre agentes da PF e os usuários de seus serviços, muitas vezes as relações estabelecidas entre eles ultrapassam esses limites: de um lado, os agentes e outros funcionários sensibilizam-se com as dificuldades e dramas dos estudantes, auxiliando-os na medida do possível; de outro, os estudantes retribuem convidando-os eventualmente para comemorações privadas. Partindo dessa constatação empírica é que este artigo pretende discutir essas relações estabelecidas cotidianamente entre alguns estudantes internacionais na Paraíba e agentes da Delemig/PB, tendo como referência uma pesquisa em desenvolvimento sobre estudantes africanos em João Pessoa (PB).

Palavras-chave: Polícia Federal. Estudantes africanos. Hospitalidade.

Biografia do Autor

Silvia Garcia Nogueira, UFPB

Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil) e professora do Curso de Relações Internacionais (Graduação e Mestrado) da Universidade Estadual da Paraíba (João Pessoa/Brasil).

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

Garcia Nogueira, S. (2013). Entre o burocrático-legal e a hospitalidade: os estudantes internacionais na Paraíba e a Polícia Federal. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 15(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intersecoes/article/view/9415