O êxtase dos objetos: ex-votos e relações de devoção

Autores

  • Lilian Alves Gomes MN/UFRJ

Resumo

Através da observação de uma “Sala dos Milagres”, o artigo analisa os objetos ofertados a um santo, os chamados ex-votos. Entendendo-os como problemas de pesquisa e não apenas como dados ou aspectos secundários no culto aos santos, busca-se olhar mais detidamente para a aparente confusão dos locais onde tais objetos são exibidos e procura-se discutir os problemas que eles trazem a lume. Assim, a reflexão se detém na natureza dos ex-votos de modo a também possibilitar a problematização do vínculo santo-devoto como algo mais complexo do que uma mera relação instrumental de troca entre homens e divindades.

Palavras-chave: Ex-votos. Objetos religiosos. Culto aos santos.

Biografia do Autor

Lilian Alves Gomes, MN/UFRJ

Doutoranda em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil), onde integra o GPAD.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

Alves Gomes, L. (2013). O êxtase dos objetos: ex-votos e relações de devoção. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 15(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intersecoes/article/view/9410