Bases histórico-conceituais para a crítica cinematográfica não representacional: questões de ordem ontológica

Autores

  • Alessandro Zir Universidade Católica de Pelotas (Pelotas/Brasil)

Resumo

Uma corrente importante da crítica cinematográfica contemporânea busca entender o cinema como força desestabilizadora das nossas malhas meramente conceituais de entendimento da realidade. No Brasil, tal corrente pode ser associada ao trabalho de autores como Ismail Xavier e André Parente. Este ensaio tem por objetivo discutir questões de ordem ontológica que dão as bases histórico-conceituais desse tipo de crítica. Traça-se um panorama teórico em que tais questões ganham sentido e termina-se com considerações a respeito dos conceitos de imagem-afeição e imagem-pulsão na obra de Gilles Deleuze.
Palavras-chave: Representação. Ontologia. Cinema.

Biografia do Autor

Alessandro Zir, Universidade Católica de Pelotas (Pelotas/Brasil)

Doutor pelo Interdisciplinary PhD Program da Dalhousie University (Halifax/Canadá) e professor do programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (Pelotas/Brasil).

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

Zir, A. (2012). Bases histórico-conceituais para a crítica cinematográfica não representacional: questões de ordem ontológica. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 14(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intersecoes/article/view/8559