Bases histórico-conceituais para a crítica cinematográfica não representacional: questões de ordem ontológica
Resumo
Uma corrente importante da crítica cinematográfica contemporânea busca entender o cinema como força desestabilizadora das nossas malhas meramente conceituais de entendimento da realidade. No Brasil, tal corrente pode ser associada ao trabalho de autores como Ismail Xavier e André Parente. Este ensaio tem por objetivo discutir questões de ordem ontológica que dão as bases histórico-conceituais desse tipo de crítica. Traça-se um panorama teórico em que tais questões ganham sentido e termina-se com considerações a respeito dos conceitos de imagem-afeição e imagem-pulsão na obra de Gilles Deleuze.Palavras-chave: Representação. Ontologia. Cinema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).