Estrangeiros e visionários: Richard Morse, Alex de Tocqueville e os Estados Unidos
Resumo
Este artigo se propõe a mostrar a presença dos Estados Unidos, de forma explícita ou implícita, na obra do historiador norte-americano Richard Morse (1922-2001), embora o autor não tenha escrito nenhum ensaio especificamente sobre o seu país. Nesse aspecto e em muitos outros, a abordagem da América Latina por Morse assemelha-se à do pensador francês Alexis de Tocqueville sobre os Estados Unidos em meados do século XIX, que foi um referencial importante nas interpretações comparativas de Morse entre a cultura política e a urbana da América Latina e nos Estados Unidos. Se o olhar de Morse sobre a América Latina, como o de Tocqueville sobre os Estados Unidos, era de fascínio por um mundo que oferecia algo que o seu próprio já perdera, nenhum dos dois o fez de forma acrítica. Ambos estavam interessados em compreender e, com isso, quem sabe, abrir os olhos de alguns conterrâneos para outras possibilidades civilizacionais.Palavras-chave: Richard Morse. Alex de Tocqueville. Estados Unidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).