Planejando rotas de fuga: uma autoetnografia dos desafios da humanização do parto no ambiente hospitalar em Maceió – AL

Autores

  • Débora Allebrandt Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2022.73134

Palavras-chave:

violência obstétrica, parto, autoetnografia, humanização do parto

Resumo

No Brasil estima-se que 98% dos nascimentos ocorrem em ambiente hospitalar. Embora o movimento de humanização do parto tenha ganhado terreno na assistência ao parto domiciliar, o cenário é distinto quando falamos do parto hospitalar, pois é justamente no ambiente hospitalar que são produzidas as alarmantes taxas de cesarianas (80% no setor privado e 35% no setor público) e altos índices de intervenção. Este artigo busca, a partir de uma reflexão autoetnográfica,  situar o cenário de atendimento ao parto hospitalar em Maceió – AL. O planejamento do parto, do pré-natal, contato com obstetras, enfermeiras e doulas até seu desfecho serão aproximados com a construção de uma rota de fuga num cenário hostil.  A autoetnografia desafia aspectos formais do modo como construímos nosso lugar de fala como pesquisadoras e permite explorar a partir de uma vivência pessoal a emoção e da catarse como parte intrínseca à pesquisa social. Não silenciar a violência é tomado aqui como uma ferramenta para pensar alguns dos desafios da adesão às boas práticas e elaboração de uma crítica transformadora da assistência ao parto.

Biografia do Autor

Débora Allebrandt, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Antropologia pela Universidade de Montreal. Professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É pesquisadora do Mandacaru – Núcleo de Pesquisa em Gênero, Saúde e Direitos Humanos.


Downloads

Publicado

2023-02-10

Como Citar

Allebrandt, D. (2023). Planejando rotas de fuga: uma autoetnografia dos desafios da humanização do parto no ambiente hospitalar em Maceió – AL. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 24(3). https://doi.org/10.12957/irei.2022.73134