Origem social e desempenho escolar nos anos finais do Ensino Fundamental (2013-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2022.73131

Palavras-chave:

desigualdade de oportunidades, Educação Básica, estratificação educacional

Resumo

Este trabalho propõe uma análise do efeito de fatores sociais no desempenho escolar aferido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) entre 2013 e 2019. O objetivo é discutir o impacto da origem social nas trajetórias individuais, aqui abordadas através dos dados secundários fornecidos pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Serão discutidas, principalmente, duas perspectivas consolidadas na literatura sobre desigualdades educacionais: uma em relação à conservação e reprodução de posições de origem, o tipo “Escola Reprodutora” e outra em relação aos casos de Escolas que conseguem controlar desigualdades de origem e oferecer condições adequadas ao desenvolvimento dos estudantes, o tipo “Escola Eficaz”. Entre esses dois extremos, que se configuram em categorias analíticas/tipos ideais, contribuímos com um panorama do efeito de fatores sociais ao longo do tempo. Com isso sistematizamos evidências empíricas em relação às desigualdades de resultados escolares e padrões de estratificação educacional.

Biografia do Autor

Maria Celi Ramos da Cruz Scalon, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Socióloga, professora do Programa em Sociologia e Antropologia (PPGSA-UFRJ) e do Programa em Ciências Sociais (PPCIS-UERJ), Pesquisadora 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado/Faperj, membro do Conselho de Assessoramento do CNPq/MCT e do Executive Committee da ISA (International Sociological Association). Coordena o Projeto Temático da FAPERJ "Classe Média à Brasileira" que integra nove instituições de ensino superior.

Victor Gabriel Alcantara, Universidade de São Paulo (USP)


Downloads

Publicado

2023-02-10

Como Citar

Ramos da Cruz Scalon, M. C., Tavares Júnior, F., & Alcantara, V. G. (2023). Origem social e desempenho escolar nos anos finais do Ensino Fundamental (2013-2019). Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 24(3). https://doi.org/10.12957/irei.2022.73131