Reconhecimento espacial: por uma gramática social do conflito urbano

Autores

  • Taísa Sanches Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2022.70835

Palavras-chave:

Reconhecimento, Espaço, Movimentos Sociais

Resumo

As lutas sociais por moradia constituem-se um fenômeno presente nas grandes cidades mundiais. As demandas dos ativistas vão desde o acesso a unidades habitacionais a projetos mais amplos relacionados ao direito à cidade. A partir de pesquisa e acompanhamento de quatro movimentos sociais organizados em Londres e no Rio de Janeiro, este artigo propõe a categoria reconhecimento espacial de forma a oferecer uma chave interpretativa da gramática social do conflito urbano, buscando lançar luz às distintas formas de desigualdade que recaem sobre aqueles que convivem com a precariedade habitacional, dentre as quais aquela relativa ao gênero. O conceito se constitui como uma proposta de categorização das dimensões das relações sociais de reconhecimento relacionadas à luta por moradia e mostrou-se uma ferramenta capaz de iluminar características essências à ampla compreensão das demandas dos movimentos sociais. 

Biografia do Autor

Taísa Sanches, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Ciências Sociais (PUC-Rio). Pesquisadora de pós-doutorado (com bolsa PDR10/FAPERJ) e professora colaboradora no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ)

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Sanches, T. (2022). Reconhecimento espacial: por uma gramática social do conflito urbano. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 24(2). https://doi.org/10.12957/irei.2022.70835