O tempo suspenso da revolta: a liminaridade na Batalha da Rua Muhammad Mahmoud em contexto da Revolução Egípcia de 2011

Autores

  • Pablo Pamplona Universidade de São Paulo (USP)
  • Mariana Affonso Penna Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2022.70832

Palavras-chave:

Liminaridade, Revolta popular, Primavera Árabe.

Resumo

Recentemente completados, os 10 anos da chamada Primavera Árabe evocam anseios por mudança, frustrações, atos de bravura e tragédia. Em tempos de agitação social, interesses em conflitos e sonhos, por vezes irrealizáveis, ganham espaço em formato de confronto na cena pública. A própria temporalidade regular fica suspensa, dando margem para inversões, ainda que temporárias, da ordem social. A partir de uma articulação interdisciplinar entre o trabalho da historiadora Lucie Ryzova (2020) sobre a Batalha da Rua Muhammad Mahmoud, ocorrida no contexto da Revolução Egípcia de 2011, e as teses de Walter Benjamin sobre a história (2019a), com aportes da antropologia e da psicologia social, este artigo visa traçar caminhos possíveis para uma leitura crítica da ideia de liminaridade em tempos de revolta popular. Ao dialogar essas duas abordagens, identifica-se uma diferença significativa em formas de análise teórica de períodos de revolta, em particular a possibilidade da revolta como fim em si mesma ou como parte de um projeto maior de emancipação social.

Biografia do Autor

Pablo Pamplona, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Centro de Memórias das Lutas Populares Ana Dias.

Mariana Affonso Penna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com período sanduíche em École des Hautes Études en Sciences Sociales. Professora na licenciatura em história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). 

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Pamplona, P., & Affonso Penna, M. (2022). O tempo suspenso da revolta: a liminaridade na Batalha da Rua Muhammad Mahmoud em contexto da Revolução Egípcia de 2011. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 24(2). https://doi.org/10.12957/irei.2022.70832