Experiência democrática na ponta dos dedos: digitalização, riscos e desafios contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2022.70831Palavras-chave:
Digitalização, Democracia, GovernamentalidadeResumo
Este artigo pretende discutir, a partir de contribuições teóricas contemporâneas, de que maneira a democracia, no Brasil e no Ocidente, vem sendo desafiada pelo processo de digitalização e disseminação de redes sociais e aplicativos de mensagens. Por um lado, se o regime democrático apresentou ganhos importantes, graças às mobilizações e novas narrativas e sujeitos construídos, por outro, foi enormemente desafiado pela lógica de funcionamento dessas redes (algoritmização), em um contexto de combinação entre a hegemonia da razão neoliberal e uma governamentalidade cibernética. Para além desse cenário, explicações de natureza cultural e comportamental auxiliam também a compreender o atual estágio da experiência democrática. A partir da breve revisão de literatura narrativa, conclui-se que a superação desse cenário depende da revisão dos dispositivos e a construção de um novo regime de circulação de afetos, baseado na alteridade, na ressignificação da esfera do coletivo e na justiça como amparos ao indivíduo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).