Ucrânia invadida: quando identidade e geopolítica se encontram na estratégia populista de Vladimir Putin

Autores

  • Ana Paula Tostes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Carolina Figueiredo Thomaz Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2022.68334

Palavras-chave:

Ucrânia, Rússia, Putinismo

Resumo

A invasão da Ucrânia iniciada em fevereiro de 2022 se baseou em uma política de expansão de poder e influência que se compreende por uma digressão das relações entre Rússia e Ucrânia, desde o fim da guerra fria. Desde a fundação do Estado da Ucrânia em 1991, diferentes identidades e alinhamentos da população, elites governamentais e oligarquias disputam interesses e influência política no país. Visando a uma contribuição modesta, mas cumprindo um nicho de reflexões e estudos sobre o tema dos conflitos da Ucrânia no Brasil, este artigo parte do conceito de “putinismo” (LAQUEUR, 2015;  TAYLOR, 2018; SNYDER, 2013; 2019; McFAUL, 2020), enquanto uma expressão de designação da política interna e externa do presidente Vladimir Putin. Em seguida, o artigo explora duas dimensões de análise e interesse do Kremlin sobre a Ucrânia: uma perspectiva social e cultural e outra geopolítica, que se complementam. Os argumentos do artigo buscam introduzir um aporte ao entendimento de fatores que se revelam estratégicos no sistema político de Vladimir Putin, o primeiro presidente da Rússia eleito no contexto da transição econômica ocorrida a partir do fim da Guerra Fria, ainda ocupando de forma alternada o governo, seja como primeiro ministro ou presidente, desde 1999.

Biografia do Autor

Ana Paula Tostes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora no Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Carolina Figueiredo Thomaz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pesquisadora de Iniciação Científica e graduanda em Relações Internacionais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) 

Downloads

Publicado

2022-07-21

Como Citar

Tostes, A. P., & Figueiredo Thomaz, C. (2022). Ucrânia invadida: quando identidade e geopolítica se encontram na estratégia populista de Vladimir Putin. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 24(1). https://doi.org/10.12957/irei.2022.68334