Capoeira angola em corpos estrangeiros: reestruturação de conhecimentos e de relações através da performance ritual

Autores

  • Cecilia Tamplenizza Universidade Statale Bicocca de Milão

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2021.64919

Palavras-chave:

Capoeira angola, Performance, Ritual, Corpo, Interculturalidade.

Resumo

Para a tese de doutorado realizei um estudo etnográfico interpretativo e reflexivo, baseado em minha experiência de aprendizado da capoeira angola no Grupo de Capoeira Angola Pelourinho - Gcap, situado em Salvador Bahia, e nas relações que teci com o grupo. Nessa pesquisa, sugeri que a capoeira angola, para esse grupo, é um complexo ambiente de comunicação e criação ritual. Sua performance é fundamentada em um repertório aberto de poesias cantadas e desenhadas com o corpo. Um jogo corporal, musical e de relações entre os capoeiristas do grupo. Uma poética em resistência que difunde práticas baseadas em uma tradição ou ancestralidade afro-descendente, com uma forte conotação política no Brasil. A partir dessas premissas, nesse artigo, proponho uma reflexão sobre como alguns de nós italianos estamos reinterpretando a capoeira em um contexto externo aos processos de luta e resistência dos descendentes dos africanos no Brasil. Para isso, além de minha pesquisa de campo autoetnográfica, me valho-me de entrevistas e discussões travadas com outros capoeiristas italianos, provenientes de diversas cidades, do norte ao sul da Itália, que praticam capoeira há mais de 15 anos e que participam de grupos de capoeira angola ligados à linhagem de mestre Pastinha. Chegando na Itália por caminhos independentes, a capoeira angola se tornou uma prática que diz promover a libertação. Uma forma de transmissão de meios alternativos de se relacionar, criar, se organizar.

Biografia do Autor

Cecilia Tamplenizza, Universidade Statale Bicocca de Milão

Doutora em Antropologia Cultural e Social pela Universidade Statale Bicocca de Milão.

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Publicado

2022-02-04

Como Citar

Tamplenizza, C. (2022). Capoeira angola em corpos estrangeiros: reestruturação de conhecimentos e de relações através da performance ritual. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 23(3). https://doi.org/10.12957/irei.2021.64919

Edição

Seção

Dossiê Raza, cuerpo y performance en América Latina, reproducciones y subversiones estético-políticas de la cultura