Percepções sobre o aborto legal entre partidários da extrema direita: o caso da criança capixaba de 10 anos

Autores

  • Paulo Henrique Dantas Pita Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Priscilla Dibai Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2021.64913

Palavras-chave:

Aborto legal, extrema direita, bolsonarismo, redes sociais

Resumo

Analisamos valores e crenças exteriorizados por partidários da extrema direita brasileira, autodeclarados apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, em relação ao aborto legal de uma criança capixaba de 10 anos, estuprada por familiar, ocorrido em agosto de 2020. A coleta de dados ocorreu entre 13 e 21/08/20, em uma comunidade virtual pró-presidente, resultando em um corpus de 295 mensagens de texto e 42 imagens. A pesquisa buscou responder como os partidários valoraram o caso, quais sentidos agregaram ao aborto, quais atores/instituições foram mencionados ou cobrados e quais soluções foram propostas ou referendadas. Como resultado, identificamos posições predominantemente contrárias ao aborto legal – não entendido como direito, mas como crime –, bem como construções estereotipadas das mulheres, famílias, profissionais de saúde e políticas relacionadas à temática abortiva. O desejo por leis mais rígidas, a fé cristã  e o sentimento antiesquerda apareceram fortemente vinculados ao tema, com relevante influência na modalização da opinião antiaborto.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Dantas Pita, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Priscilla Dibai, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (POSCOM) da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2022-02-04

Como Citar

Dantas Pita, P. H., & Dibai, P. (2022). Percepções sobre o aborto legal entre partidários da extrema direita: o caso da criança capixaba de 10 anos. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 23(3). https://doi.org/10.12957/irei.2021.64913