Drama social, experiência e a resistência geraizeira em performances de desencurralamento

Autores

  • Jonielson Ribeiro de Souza Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Mônica Celeida Rabelo Nogueira Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2021.62486

Palavras-chave:

Comunidades geraizeiras, Performances culturais, Conflitos socioambientais

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre performances culturais em comunidades geraizeiras em meio a processos de retomada territorial, proteção de bens naturais (com ênfase sobre a água) e afirmação identitária. Tais performances se desenvolvem em um contexto de resistência à situação de ameaça à existência física e social dessas comunidades, gerada pelos empreendimentos econômicos implantados em seus territórios a partir dos anos 1970, levando-as a uma situação de expropriação territorial e encurralamento. Na esteira dos conceitos de “drama social” e de “experiência”, as performances aqui analisadas se configuram como um esforço para engendrar ações reparadoras ao drama vivenciado. Elas são redefinidas aqui como “performances de desencurralamento”, em reconhecimento à sua capacidade formativa e transformativa da ação, da autorrepresentação e da realidade social geraizeira.  

Biografia do Autor

Jonielson Ribeiro de Souza, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorando em Performances Culturais (PPGPC/FCS/UFG). Mestre em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT/CDS/UnB)

Mônica Celeida Rabelo Nogueira, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Antropologia Social e professora da Faculdade UnB Planaltina (FUP), da Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Ribeiro de Souza, J., & Rabelo Nogueira, M. C. (2021). Drama social, experiência e a resistência geraizeira em performances de desencurralamento. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 23(2). https://doi.org/10.12957/irei.2021.62486